183.039 títulos estão passíveis de serem cancelados

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 1 comentários

Imagem: Infonet
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe homologou na sessão da última segunda feira, 27, presidida pela Desembargadora Aparecida Gama, a revisão eleitoral ocorrida no período de 24 de maio a 16 de dezembro de 2011, na capital e de 13 de junho a 16 de dezembro, no interior.
Quem não efetuou o recadastramento neste período terá o seu título cancelado a partir da data de homologação da revisão eleitoral. Isso implica em impedimento desses eleitores em ocupar cargo público e até mesmo inscrever-se em concurso público. Fica impedido ainda, obter passaporte e carteira de identidade, matricular-se em universidade, os servidores públicos poderão deixar de receber remuneração, dentre outras consequências. Em todo o Estado, 183.039 títulos, estão passíveis de serem cancelados.
O TRE/SE orienta aos eleitores, a regularizar o título o quanto antes, evitando filas próximo ao prazo final. Quem não fez o recadastramento, poderá regularizar a situação do título, até o dia 09 de maio, nos postos de atendimento do seu domicílio eleitoral.
Na capital o atendimento é disponibilizado no Ceac do Shopping Riomar, da Rodoviária Nova, da Rua do Turista e no Cartório Eleitoral da Rua Itabaiana. Procure um cartório mais próximo e fique em dia com a Justiça Eleitoral.

Fonte: Ascom TRE/SE

Maruim ainda não realizou a Consocial

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 0 comentários

O município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, ainda não realizou a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). 
A Consocial Municipal convocada pelo Decreto nº 506 de 02 de setembro de 2011, pelo prefeito de Maruim Gilberto Maynart (PSC), previa a realização do evento no dia 29 de setembro do ano passado, com o tema “A Sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública”. Em novo Decreto (Nº 528 de 21/12/2011) houve alteração da data para o dia 09 de fevereiro de 2012. Porém, não ocorreu a conferência, que é uma preparação para a etapa estadual, que será realizada nos dias 27 e 28 de março deste ano. 
Segundo a Controladoria Geral do Estado (CGE), 44 municípios sergipanos já realizaram a conferência e Maruim consta como a confirmar.
O BLOG DO KEIZER tentou, por e-mail, em janeiro, obter a resposta do prefeito de Maruim, sobre o porquê da não realização da Consocial, a fim de esclarecer a matéria “Maruim ainda não realizou a 1ª Consocial”, mas até o momento nenhuma resposta nos foi enviada. 

Mais informações sobre a Consocial em Sergipe. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação 

EMPREGO | Start divulga nova lista com vagas em diversas áreas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 0 comentários

A Start (Sistema e Tecnologia em Recursos Terceirizáveis) divulga nova lista para recrutamento e seleção de candidatos (as) para diversos cargos. Confira as oportunidades:

ENCARREGADO DE TI
Superior Completo; Experiência com protocolos de rede e roteamento; Serviços de rede, sistema operacionais Windows Vista, Windows 7 Profissional, Windows server 2003, Windows Server 2008, Linux; Exchange 2003; Configuração de roteadores e switch gerenciáveis; Preparo de hardware; Cabeamento estruturado e operação do pacote Microsoft Office 2003.

SUPERVISOR DE ALMOXARIFADO
Desejável estar cursando o Ensino Superior; Experiência com controle de material, recebimento de material e matéria-prima comprada, emissão de relatórios e saber operar empilhadeira; Habilidade em Excel.

SUPERVISOR DE ARMAZÉM

Desejável estar cursando o Ensino Superior; Experiência com controle de estoque, despache de mercadoria para embarque; Necessário curso de operador de empilhadeira, informática básica e noções de técnicas de estocagem.

SUPERVISOR DE ROTULAGEM
Desejável estar cursando o Ensino Superior;  Experiência com confecção de telas e operações de maquinas serigráficas, mapa de produção, requisição de matéria-prima e verificar os padrões de controle de qualidade.

SUPERVISOR DE FABRICA
Desejável estar cursando o Ensino Superior;  Experiência com equipamentos eletromecânicos, mapa de produção, requisição de matéria-prima e verificar os padrões de controle de qualidade.

AUXILIAR DE CUSTOS
Formação técnica em Contabilidade; Experiência com cronometragem, métodos e processos e formação de custos industrial.

LIDER DE EXPEDIÇÃO

Ensino médio completo ou nível técnico; Experiência na área industrial e centro de distribuição com produto alimentício; Disponível para trabalhar no segundo e/ou terceiro turno.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

Formação Técnica; Experiência em indústria; Habilidade em informática; Disponibilidade para o terceiro turno.

Os candidatos interessados deverão enviar currículo para o e-mail startaracaju@gmail.com, especificando no campo assunto o cargo pretendido. 
Maiores informações pelo telefone (79) 3211-4447 ou ainda no endereço da Start em Aracaju, situado na Rua de Maruim, n° 100, sala 04, Galeria Enterprise Center, Centro.

Texto: Keizer Santos
Imagem: Jornal O Povo


Confira a programação do Petrofolia 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012 0 comentários

Luan Santana (Foto: Divulgação)
PETROFOLIA 2012
Carmópolis - Sergipe

Dia 20/04 - Sexta-feira
A partir das 22h

Só Lamento
Luan Santana (no detalhe)
Aviões do Forró

Dia 21/04 - Sábado

12h - Arrastão com Fantasmão, saída da Praça das Flores
14h - Arrastão com Os Sungas, saída da Praça das Flores
17h - Bloco dos Servidores com Harmonia do Samba, saída do SESI

Praça de Eventos
A partir das 21h30

Saia Rodada
Felipe André
Cláudia Leitte
Psirico

Dia 22/04 - Domingo

12h - Arrastão com Rapina, saída da Praça das Flores
14h - Arrastão com Flavinho e os Barões, saída da Praça das Flores
17h - Arrastão com Parangolé, saída do SESI
Na Praça de Eventos, show com BlackStyle e encontro de trios

Justiça Federal arquiva processo contra Jeferson Santana e Gilberto Maynart

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012 9 comentários


Gilberto Maynart e Jeferson Santana
Na semana passada, informações que diziam que o ex-prefeito, Jeferson Santana (PMDB), não poderia ser pré-candidato a prefeito do município nas eleições de 2012, devido à aprovação da Lei da Ficha Limpa, movimentou as rodas de conversas no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE). Mas, acontece que o processo citado, também envolvia o atual prefeito de Maruim, Gilberto Maynart (PSC), conforme Processo nº 0000512-66.2010.4.05.8500, disponível no site da Justiça Federal.
O processo foi movido pelo Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) por não cumprimento, sem qualquer justificativa, de decisão judicial em favor do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE). Decisão esta, proferida em fevereiro de 2006, pelo Juiz Federal Vladimir Souza Carvalho, que determinou que o município de Maruim arcasse com a presença de enfermeiros durante as 24 horas de funcionamento de uma unidade de saúde na sede municipal. O processo foi julgado improcedente em 13 de dezembro de 2010, pelo Juiz Federal Substituto da 1ª vara de Sergipe Fábio Cordeiro de Lima.
Através do Parecer N.º 1676/2011, o Ministério Público Federal manifestou pelo não provimento da pretensão recursal, em Recife (PE), no dia 07 de junho de 2011, através de relatório assinado pelo Procurador Regional da República Luciano Mariz Maia.
Diante do exposto, em 19 de outubro de 2011, às 16h28min, houve o arquivamento do processo na Justiça Federal, em Aracaju. 


Possibilidade de pré-candidatura


Com o arquivamento, tanto o ex-prefeito Jeferson Santana, como o atual prefeito Gilberto Maynart, não serão impedidos de uma eventual candidatura, de ambos, por conta desta ação.

Entenda o caso

Após a publicação da matéria Sergipe é o 2º estado mais corrupto no ranking 2011, em 16 de dezembro de 2011, assinada pelo jornalista Aparecido Santana, do portal Itnet, de Itabaiana, houve uma grande repercussão em Maruim, pois o nome do ex-prefeito Jeferson Santana constava na matéria.
O BLOG DO KEIZER entrou em contato com o jornalista Aparecido Santana, que descreveu tratar apenas alguns casos de ações de improbidade administrativa para ilustrar sua matéria sobre a corrupção no Estado. Na matéria, o jornalista não só cita o nome do ex-prefeito Jeferson Santana, também cita Luciano Bispo (prefeito de Itabaiana), Laelson de Menezes (ex-prefeito de Riachão do Dantas), José Correia Santos Neto (ex-prefeito de São Cristóvão) e Manoel de Rosinha (prefeito de Porto da Folha).
Aparecido Santana afirmou ao blog, que utilizou como fonte, a matéria Prefeito e ex-gestor de Maruim (SE) são processados por improbidade, publicada pela Assessoria de Comunicação do MPF/SE. Matéria esta, que trata do processo federal que envolve Jeferson Santana e Gilberto Maynart a partir de uma ação movida pelo Coren/SE, consolidada pelo MPF/SE e arquivada pela Justiça Federal.

Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa, regida pela Lei Complementar nº 135, de 04 de junho de 2010, nasceu de uma campanha da Sociedade Civil mobilizada a fim de proteger a probidade administrativa e a moralidade no exercício do mandato.
Serão inelegíveis os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena pelos crimes contra a economia popular; O sistema financeiro; À saúde pública; Ao meio ambiente; Abuso de autoridade: Crimes eleitorais; Tráfico de entorpecentes e drogas afins; Racismo; Contra à vida; À dignidade sexual; Formação de quadrilha etc.


Texto: Keizer Santos
Imagem: TRE-SE


Tarifa de água sofrerá reajuste em março

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 1 comentários

A conta de água ficará mais cara no Estado de Sergipe, pelo menos nos municípios atendidos pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). 

De acordo com a Resolução nº 01/2012, do Conselho de Administração da Deso, resultante de reunião dos conselheiros realizada no dia 11 de janeiro de 2012, o valor do reajuste será de 9,87%, nas tarifas de água, esgoto e serviços da estatal. 

A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe, de 24 de janeiro, e passará a vigorar a partir de 1º de março de 2012. 



Texto: Keizer Santos 
Imagem: Infonet

Católicos celebram Quarta-feira de Cinzas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 0 comentários

Os católicos celebram neste dia, a Quarta-feira de Cinzas, celebração esta, que especificamente, inicia a Quaresma, período que o cristão se prepara para viver o Mistério Pascal, ou seja, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. 
Em Aracaju, na capital sergipana, na Catedral Metropolitana, serão celebradas missas durante todo o dia. A primeira foi realizada às 08h15 conforme programação: 

Programação 

8h15 - Missa presidida pelo Exmo. Revmo. Dom José Palmeira Lessa - Arcebispo Metropolitano de Aracaju 
12h15 - Missa presidida pelo Pe. Carlos Augusto - Vigário Paroquial da Catedral 
16h30 - Missa presidida por Exmo. Revmo. Dom Henrique Soares da Costa - Bispo Auxiliar 
19h - Missa presidida pelo Pe. Dácio - Pároco da Catedral de Aracaju 

Em Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, a Paróquia Senhor dos Passos celebrará Missa às 19h30, na Igreja Matriz, sob a tutela de seu administrador, Pe. Paulo Sales Costa. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: www.arquidiocesebh.org.br

A história do carnaval em Maruim

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012 0 comentários

Bloco Santa Cruz, em 1940
O carnaval é a festa mais esperada por muitos foliões em todo o mundo, no Brasil, chegam ao ponto de afirmarem que tudo começa depois do período momesco. 

Em Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, houve um tempo que blocos saiam as ruas e o carnaval do município era uma das maiores festas do Estado. 
Em 1940, por exemplo, o bloco Chic, com suas cores (verde, amarelo e vermelho) representava Maruim em diversos lugares, com desenhos de Fenelon Moura, José Maia Cruz, o Zé Maia (ex-prefeito de Maruim, de 1954 a 1957) e Decinho. 
Além do bloco Chic, também existia o bloco Santa Cruz, que nasceu no bairro São José. Os dois blocos eram controlados por grupos políticos do município: O bloco Chic, pelos Dantas e o bloco Santa Cruz, pelo Coronel Gonçalo Prado, da Fazenda Pedras. 
Os blocos realizavam os ensaios no Teatro Tobias Barreto, que era situado atrás do prédio da antiga Telergipe. Hoje, no local existe apenas um terreno baldio. 
O Micareme era uma das principais festas realizadas em Sergipe, era a ressaca do carnaval, que acontecia no Domingo da Ressurreição. Seu declínio começou a partir de 1946, quando surgiu a Micareta de Aracaju. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Edson Lemos / Inventário Cultural de Maruim 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994. 


Dia 27 têm início as inscrições para o concurso da Caixa Econômica Federal

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 0 comentários

As inscrições para o concurso público da Caixa Econômica Federal começarão no dia 27 de fevereiro e prosseguirão até às 23h59min do dia 13 de março de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 37,00.

O concurso organizado pela Fundação Cesgranrio visa a formação de cadastro de reserva para o cargo Técnico Bancário Novo (nível médio).

A remuneração corresponderá a R$ 1.744,00 mensais, além da participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do Acordo Coletivo vigente; Possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar; Auxílio Refeição/Alimentação e Auxílio Cesta/Alimentação.
A jornada de trabalho será equivalente a 6 horas diárias, perfazendo o total de 30 horas semanais.
Os candidatos que optarem por concorrer as vagas destinadas ao Estado de Sergipe, realizarão as provas na capital Aracaju. Em caso de aprovação o candidato será lotado em Aracaju, Estância, Itabaiana, Itabaianinha, Lagarto, Maruim, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, São Cristóvão, Simão Dias ou Tobias Barreto. 
A prova será realizada no dia 22 de abril de 2012.
A Caixa, também, divulgou edital para os cargos de Advogado, Arquiteto e Engenheiro.

Confira o Edital nº 01/2012 para o cargo de Técnico Bancário Novo. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos
Imagem: Divulgação

Joel Macieira Aguiar: Um maruinense apaixonado pelo Direito!

domingo, 19 de fevereiro de 2012 0 comentários

Joel Macieira Aguiar
Filho de José de Aguiar Meneses e Maria Macieira Aguiar, Joel Macieira Aguiar nasceu no dia 11 de agosto de 1905, em Maruim, município distante a 30 Km da capital sergipana , Aracaju. 

Joel Aguiar foi cirurgião dentista, formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1926 e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Bahia, em 1936. 
Aguiar exerceu o cargo de Promotor de Justiça, em Capela e em Neópolis; Foi Delegado de Polícia, em Aracaju, na gestão do Interventor Estadual Eronides de Carvalho; Foi Juiz de Direito, em Maruim, Estância e Aracaju. Mais tarde, tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça e Corregedor Geral da Justiça de Sergipe. 
Aos 70 anos, em 1975, mesmo com sua aposentadoria, não abandonou o Direito, voltando a advogar por cerca de dez anos. 
Em 1927, Joel Aguiar publicou a primeira edição do Escorço Histórico do Gabinete de Leitura de Maruim. Neste ano, Joel Aguiar ocupou o cargo de Orador no biênio presidido pelo, também maruinense, Josias Vieira Dantas. 
Em 31 de julho de 1972, Joel Aguiar e mais 32 magistrados fundaram a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), entidade de Utilidade Pública Estadual. 
Joel Aguiar era um estudioso e parecia estar anos luz à frente das pessoas de seu tempo. Coordenou o levantamento cadavérico de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, bem como das pessoas assassinadas na gruta do Angico, em Poço Redondo. Joel também atuou como redator do jornal “O Comércio”. 
Em 1986, Joel Macieira Aguiar escreveu TRAÇOS DA HISTÓRIA DE MAROIM (antiga grafia do município de Maruim), livro este, que foi reeditado, em 2004, pelo Governo do Estado de Sergipe, em homenagem ao sesquicentenário (150 anos) de elevação de vila à categoria de cidade. 
Joel Aguiar morreu em Aracaju, aos 89 anos, em fevereiro de 1995, e foi sepultado em Maruim. 
No dia 27 de junho de 1996, o então prefeito de Aracaju, José Almeida Lima, sanciona a Lei nº 2.416, que denomina a Rua “Desembargador JOEL MACIEIRA AGUIAR” (antes Rua “N”, localizada no Loteamento Tramandaí, bairro Grageru), prestando homenagem ao jurista maruinense. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Inventário Cultural de Maruim (Ver referências bibliográficas) 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

AGUIAR, Joel. Traços da História de Maroim. 2. ed. Edição comemorativa dos 150 anos de Maruim. Aracaju: Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, 2004. 

BARRETO, Luiz Antônio. Maruim, a cidade e seu cronista. Publicado em 11 abr. 2006. Disponível em < http://iaracaju.infonet.com.br/serigysite/ler.asp?id=59&titulo=Municipios>. Acesso em: 19 fev. 2012. 

CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU. Lei nº 2.416/1996. Disponível em . Acesso em: 19 fev. 2012. 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994. 

ROSA, Gilvan dos Santos. Maruim, coisas que ouvi dizer... 2. ed. rev. Aracaju: Secretaria de Estado da Educação e do Desporto e Lazer, Sercore, 1999.

Maruim recebeu quase R$ 2 milhões do Governo Federal em janeiro

sábado, 18 de fevereiro de 2012 0 comentários

O município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE), recebeu do Governo Federal, no mês de janeiro de 2012, aproximadamente dois milhões de reais, precisamente, R$ 1.199.980,99. 

Em janeiro de 2011, o Governo Federal transferiu ao município de Maruim, o valor de R$ 1.242.261,34. 
Em todo o ano de 2011, foram transferidos para o município, de acordo com o Tesouro Nacional, R$ 14.079.062,63. Este repasse anual foi o maior desde 2005. 
No ano corrente o repasse começou elevado, certamente, ao final do ano, mantendo-se constante, as transferências ultrapassarão os valores referentes ao ano de 2011. 
Os repasses federais compreendem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM); Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS - Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996); Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide); Fundo de Fomento à Exportação (FEX); Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). 
A partir de 1998, dos valores do FPM, FPE, IPI-Exportação e ICMS LC 87/96, já está descontada a parcela de 15 % (quinze por cento) destinada ao FUNDEF. 
A partir 2007, dos valores do FPM, FPE, IPI-Exportação e ICMS LC 87/96 e do ITR, já estão descontados da parcela destinada ao FUNDEB. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Carta Capital

Start oferece diversas oportunidades de emprego

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 0 comentários

A Start (Sistema e Tecnologia em Recursos Terceirizáveis) seleciona candidatos (as) para diversos cargos: 

ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO 
Desejável superior cursando: experiência com controle de entrada e saída de matéria-prima e emissão de relatórios. Desejável curso de operador de empilhadeira e Excel avançado. 

ENCARREGADO DE ESTOQUE 
Desejável superior cursando: experiência com controle de estoque, despache de mercadoria para embarque. Desejável curso de operador de empilhadeira, informática básica e noções de técnicas de estocagem. 

ENCARREGADO DE PRODUÇÃO 
Desejável superior cursando: experiência com confecção de telas e operações de máquinas serigráficas, mapa de produção, requisição de matéria-prima e verificar os padrões de controle de qualidade. 

ENCARREGADO DE FÁBRICA 
Desejável superior cursando: experiência com equipamentos eletromecânicos, mapa de produção, requisição de matéria-prima e verificar os padrões de controle de qualidade.

ATENDENTE COMERCIAL 
Superior completo ou cursando; experiência na área de atendimento ao cliente, vendas, companhia áreas e agências de viagem. Necessário inglês ou espanhol fluente e CNH B. Para trabalhar no turno da madrugada. 

AUXILIAR DE PROMOÇÃO E MERCHANDISING 
Ensino médio completo: para trabalhar com negociação, instalação e manutenção de peças de merchandising no ponto de venda. Necessário 03 anos de habilitação C ou D. 

AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO 
Experiência em indústria; habilidade em informática. Deverá possuir o curso técnico na área e disponibilidade para o terceiro turno. 

LIDER DE EXPEDIÇÃO 
Ensino médio completo ou nível técnico: experiência na área industrial e centro de distribuição com produto alimentício. Para trabalhar no segundo e/ou terceiro turno. 

ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO 
Cursando 5º ou 6ª período de administração com ênfase em logística. Habilidade em Excel.

AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 
Desejável superior cursando: experiência na área administrativa. Necessário habilidade em informática e conhecimento em setor pessoal ou faturamento. 

RECEPCIONISTA 
Desejável superior cursando: experiência na área atendimento. Necessário habilidade em informática e boa caligrafia. 

MOTORISTA D 
Desejável ensino médio completo: experiência em BR. Para trabalhar na Sabe Alimentos. Necessário residir em Muribeca, São Francisco, Malhadas dos Bois, Capela, Japaratuba, Aquidabã e Cedro. 

AJUDANTE DE EXPEDIÇÃO/ENTREGA 
Ensino fundamental completo: experiência com atividades de carga e descarga. Para trabalhar na Sabe Alimentos. Necessário residir em Muribeca. 

AJUDANTE DE EXPEDIÇÃO 
Ensino fundamental completo: experiência com atividades de carga e descarga. Necessário residir em localidades próximas ao Detran. 

Os interessados deverão enviar currículo para startaracaju@gmail.com com o CARGO PRETENDIDO
Maiores informações pelo telefone (79) 3211-4447 ou no na Rua de Maruim, n° 100, sala 04, Galeria Enterprise Center, Centro, Aracaju (SE). 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Ex-prefeito Jeferson de Santana tem boa aceitação popular

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 4 comentários

Jeferson Santana
Quem tiver a oportunidade de perambular pela simpática cidade de Maruim e conversar com alguns munícipes sobre política, notará que o nome do ex-prefeito Jeferson de Santana/PMDB é o que mais desponta no gosto popular quando o assunto é sucessão municipal. É geral o reconhecimento da comunidade maruinense para com o grande potencial político do ex-prefeito, caso se concretize a sua candidatura nas próximas eleições municipais de 2012.
E a justificativa não é outra senão a insatisfação de boa parte da população com a administração do atual prefeito Gilberto Maynard/PSC. “Apostamos todas as nossas fichas nessa administração que ai está, tivemos a maior esperança de que com esse prefeito Maruim iria, pelo menos, sair da condição de cidade esquecida e mal administrada. Erramos, e feio! Agora queremos a mudança, mesmo que essa mudança represente a volta do ex-prefeito Jeferson de Santana”, disse um jovem de 23 anos que não quis se identificar.
Jeferson de Santana é pré-candidato e diz que vem com total apoio do presidente do seu partido, o vice-governador Jackson Barreto/PMDB. “Estou filiado ao PMDB partido do vice-governador Jackson Barreto que apoiará integralmente a nossa caminhada rumo a concretização de uma candidatura em 2012”, ressaltou o ex-prefeito.
Indagado a respeito da existência de algum impedimento jurídico a uma possível candidatura sua, Jeferson foi categórico ao afirmar que nada existe na justiça que o proíba de disputar a prefeitura nas eleições de 2012. “Se o nosso grupo desejar que sejamos o cabeça de chapa, temos o nome disponível, inclusive judicialmente”, reafirma.
O ex-prefeito é oriundo de família tradicionalmente política de Maruim, seu tio, o saudoso João Vieira, já foi prefeito e uma das maiores lideranças políticas locais. Antes da administração de Gilberto Maynard, Jeferson de Santana administrou o município por quatro anos, tentou a reeleição e foi vencido pelo atual prefeito.
É..., mas pelo jeito Jeferson poderá dar o troco agora em 2012, pensam alguns populares.

Texto extraído do Jornal Gazeta do Cotinguiba, Edição nº 117, Ano X, Janeiro/2012, Pág. 05, Caderno A, Laranjeiras (SE) sob a responsabilidade do Jornalista Plácido Lyra - SRTE nº 1522/SE.

Censo Social destaca falta de creche em Maruim

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012 0 comentários


Na última sexta-feira (10), o Ministério Público de Sergipe (MPE) realizou o Pós Censo Social na cidade de Maruim, distante a 30 km de Aracaju (SE).
Na oportunidade, o MPE apresentou à sociedade o relatório emitido pela Secretaria de Educação do Estado (Seed) através do levantamento feito pelos recenseadores em 2011, quando na ocasião foram visitadas, aproximadamente, cinco mil residências no município.
Segundo o Promotor de Justiça, Eduardo Barreto D'Ávila Fontes (no detalhe), coordenador estadual do Censo Social, Maruim apresentou um resultado satisfatório, pois apenas 59 crianças foram identificadas fora das salas de aula. Mas, para o promotor, preocupa a falta de creches na cidade.
De acordo com o prefeito Gilberto Maynart (PSC), ao portal oficial do município, as providências estão sendo adotadas, pois há necessidade de buscar recursos para a construção destas creches. O prefeito acrescentou “que o município já dispõe de um terreno localizado no conjunto Albano Franco para a construção de uma creche”.

Texto: Keizer Santos
Imagem: MPE/SE

Começaram as inscrições para o concurso da Liquigás

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 0 comentários

A Liquigás Distribuidora S.A. continua com as inscrições abertas para provimento de 188 vagas. O concurso, organizado pela Fundação Cesgranrio, está com as inscrições abertas desde o dia 09 de fevereiro.
A taxa de inscrição varia de acordo com o grau de escolaridade, sendo R$ 25,00 para os cargos de nível fundamental completo e incompleto; R$ 35,00 para os cargos de nível médio e de R$50,00 para os cargos de nível superior.
Existem vagas para os seguintes cargos:

Ensino Fundamental Incompleto: Ajudante de Carga/Descarga 1
Ensino Fundamental Completo: Ajudante de Motorista 1, Oficial de Produção 1 e Motorista de Caminhão 1
Ensino Médio Completo: Assistente Administrativo 1, Ajudante de Motorista Granel 1, Motorista de Caminhão Granel 1, Oficial de Manutenção 1, Técnico de Projetos 1 e Técnico de Segurança do Trabalho 1
Ensino Superior Completo: Profissional Júnior (Administração), Profissional Júnior (Auditoria), Profissional Júnior (Ciências Contábeis), Profissional Júnior (Ciências Econômicas), Profissional Júnior (Comunicação Social), Profissional Júnior (Direito), Profissional Júnior (Tecnologia da Informação/Administração de Banco de Dados), Profissional Júnior (Tecnologia da Informação/Análise de Infraestrutura), Profissional Júnior (Tecnologia da Informação/Análise de Sistemas) e Profissional Júnior (Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Aplicações)
 
As provas objetivas serão realizadas no dia 15 de abril de 2012. Para alguns cargos serão realizados exames de capacitação física nos dias 26 ou 27 de maio do ano corrente.
As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 04 de março de 2012.

Confira as vagas e pré-requisitos no Edital nº 02/2012. Clique aqui!

Realize a sua inscrição. Clique aqui!

Texto: Keizer Santos
Imagem: Divulgação

Dilson Menezes Barreto: Um maruinense a serviço do Estado

domingo, 12 de fevereiro de 2012 0 comentários

Dilson Menezes Barreto
Dilson Menezes Barreto nasceu em Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, no dia 27 de abril de 1942. Filho do Sr. Nestor Vieira Barreto, fazendeiro, e da Sra. Geodete Menezes Barreto, funcionária pública. 

Apesar de ser filho de Maruim, boa parte da sua infância foi em Japaratuba, município distante a 54 Km de Aracaju, na propriedade do seu pai, a Fazenda Rio Vermelho. 

Sua vida escolar iniciou no Grupo Escolar Gonçalo Rollemberg, em Japaratuba 
Em 1954, o Sr. Nestor Barreto vendeu a sua propriedade para residir na capital sergipana, a fim de proporcionar uma melhor educação aos filhos. Porém, Dilson passou a estudar na cidade de Laranjeiras, a 18 Km da capital sergipana, pois seu pai não apresentava naquela época uma boa situação financeira para mantê-lo em Aracaju. Na Atenas Sergipana, estudou em regime de internato, no Colégio de Dona Zizinha Guimarães. 
O jovem Dilson fez exame de admissão para o Colégio Jackson Figueiredo, onde também estudou em regime de internato, tendo como colega de classe Albano Franco, ex-governador do Estado. 
Após um ano em regime de internato, passou a morar na rua Santa Luzia entre as ruas Campos e Riachuelo, a casa dos pais. Deixou o colégio privado por dificuldade financeira e passou a estudar no Colégio Atheneu, tendo como professores José Rollemberg Leite, Ofenísia Freire, Maria Thétis Nunes, Maria da Glória Portugal e o maruinense Joel Macieira Aguiar. 
Em 1967 seu pai faleceu, daí a necessidade de trabalhar. Assumiu a vaga de ascensorista no Edifício Walter Franco, emprego este, conseguido por sua mãe, amiga da irmã do então governador Luiz Garcia. Neste emprego permaneceu por dois anos. Mas, para aumentar a sua renda, limpava sanitários e escadas do prédio, todas as noites e nos finais de semana. 
Passou a aprender datilografia para ser indicado por José Smith, ao Aloísio de Campos, ao cargo de datilógrafo no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese), órgão recém criado no governo José Leite. 
Passou no vestibular para o curso de Ciências Econômicas, quando na verdade ele queria ter feito Engenharia Química. 
No Condese foi conquistando espaços, de datilógrafo, passou a ser auxiliar técnico, depois auxiliar de economista e, depois, economista, passando a ocupar também a Comissão de Crédito Rural Orientado. 
Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi atuante na política estudantil, assumindo a direção do Centro Acadêmico. Logo depois, foi secretário geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Devido a sua atuação, no período do Golpe Militar de 1964, foi preso no 28º Batalhão de Caçadores por 21 dias, juntamente com Benedito Figueiredo, Jackson Barreto Lima, Jackson Sá Figueiredo, João Augusto Gama da Silva, José Anderson Nascimento, José Sergio Monte Alegre, Moacyr Soares da Mota, Wellington Dantas Mangueira Marques e mais 27 estudantes. 
Devido a sua prisão, só colou grau mais tarde, na secretaria da UFS, em 1968. 
Dilson casou com Maria Luíza Boa Ventura Barreto no dia 17 de setembro de 1971, na Catedral Metropolitana de Aracaju. Do casamento nasceram Carlos André e Andréia Carla. 
O atuante Dilson Barreto atuou no magistério desde 1970, quando lecionou na Escola Técnica Federal de Sergipe (hoje, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Sergipe - IFS), no Colégio Dom José Tomaz, nas Faculdades Integradas Tiradentes, na Universidade Tiradentes (Unit) e na Universidade Federal de Sergipe (UFS). 
Dilson Barreto assumiu diversos cargos públicos: Foi Secretário de Estado do Planejamento em 1976, no governo José Rollemberg Leite; Secretário do Planejamento e Economia do município de Aracaju em 1978, na gestão do prefeito Heráclito Rollemberg; Secretário Adjunto da Saúde em 1983, no governo João Alves Filho; Secretário de Planejamento Urbano do Município de Aracaju, em 1986, na gestão de Jackson Barreto de Lima; Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, em 1989, depois Secretário de Finanças, na gestão Wellington da Mota Paixão; No segundo governo de João Alves Filho, iniciou como Superintendente de Pesquisa da Secretaria de Planejamento, depois Secretário de Governo e Secretário de Educação. 
Em 1993 assumiu o cargo de presidente do Conselho Regional de Economia de Sergipe (Corecon-SE), sendo o décimo terceiro a assumir o posto do Conselho. 
Em 1995 foi Secretário de Administração e Finanças do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, na gestão da desembargadora Clara Leite de Rezende. 
Dilson recebeu a Medalha Tiradentes e a Comenda Serigy do Governo do Estado de Sergipe. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Inventário Cultural de Maruim (Ver referências bibliográficas) 

Referências Bibliográficas 

CONSELHO Regional de Economia de Sergipe (Corecon-Se). Galeria dos Presidentes. Disponível em . Acesso em: 11 fev. 2012. 

CRUZ E SILVA, Maria Lúcia Marques. Inventário Cultural de Maruim. Edição comemorativa aos 140 anos de Emancipação Política da cidade. Aracaju: Secretaria Especial de Cultura, 1994. 

PORTAL Vermelho. Ex-alunos perseguidos pela ditadura terão homenagem na UFS. Publicado em 05 out. 2010. Disponível em .Acesso em 11 fev. 2012. 

SANTOS, Osmário. Dilson Barreto. Publicado em 15 jan. 2002. Disponível em . Acesso em: 11 fev. 2012.

Projeto carnalita ganha novo fôlego em Maruim

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 0 comentários

Minério Carnalita
A exploração do minério carnalita, em Sergipe, em especial, em Maruim, município a 30 Km de Aracaju (SE) ganha novo fôlego com a assinatura de contrato entre a mineradora Vale e a estatal Petrobrás. 
Foi fechado o contrato, que prevê o arrendamento de 30 anos da área pertencente a estatal petrolífera. A exploração de carnalita, minério do qual se extrai o cloreto de potássio, engloba um mega projeto da Vale, que equivale a US$ 4 bilhões 
Segundo os termos do contrato, não haverá desembolso imediato de recursos por parte da Vale. O pagamento da mineradora à Petrobras será um percentual da receita gerada pelo projeto carnalita. 
O mega projeto da Vale visa a produção de 2,2 milhões de toneladas de adubos até 2015 em toda a área que envolve a reserva Taquari-Vassouras, Maruim, Japaratuba e o Castanhal. 
A Petrobrás ainda realizará estudos visando às descobertas de óleo e gás em uma parte desta área. Caso a estatal tenha êxito, a Vale produziria cerca de 1,2 milhão de toneladas anuais, pois ocuparia uma área menor. 
A mineradora Vale espera concluir as análises do projeto entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre do próximo ano. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: www.montes.upm.es 

Educação de Maruim não atinge meta, segundo o Movimento “Todos pela Educação”

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 8 comentários

O Movimento Social “Todos pela Educação”, de caráter nacional, divulgou na última terça-feira (07) dados referentes à situação do aprendizado nos municípios brasileiros. Os dados referem-se à Meta 3, que estabelece todo aluno adequado à sua série. Para o Movimento, até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é adequado a sua série. 

Para avaliar o cumprimento da Meta 3, o movimento utilizou como indicador o percentual de alunos com aprendizagem adequada por disciplina. O “Todos pela Educação” utilizou dados da Prova Brasil dos anos de 2005, 2007 e 2009, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

As 5 Metas, que se baseiam nos indicadores educacionais oficiais, são: 

Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola 
Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos 
Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série 
Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos 
Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido 

Em 2009, o município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE), atingiu apenas um patamar  (Português/9º Ano) da meta 3, segundo o “Todos pela Educação”.
Em 2007, o município só não conseguiu atingir o patamar referente a Matemática do 5º Ano, conforme tabela abaixo: 


O BLOG DO KEIZER não conseguiu contatar a Secretária de Educação de Maruim, Lídia Rosa Nunes, para explicar o porquê do não cumprimento da meta em 2009, apontada pelo “Todos pela Educação”, mas o canal de contato está aberto para justificativas pelo e-mail keizerse@gmail.com ou ainda pelo FALE CONOSCO

Texto e arte gráfica: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Campanha em favor de Julianne Thaynara

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 0 comentários

Jullianne Thaynara
Apelo do cidadão maruinense Júlio César Alves enviado por e-mail:

"Eu Julio e Leide venho encarecidamente pedir em nome de minha filha Julianne Thaynara que é portadora de uma doença rara chamada LEUCODISTROFIA EVANESCENTE DA SUBSTÂNCIA BRANCA, venho neste momento difícil solicitar qualquer tipo de ajuda para podermos viajar dia 02/04/12 para SÃO PAULO, RIO GRANDE DO SUL e logo após iremos para o CHINA, pois as pesquisas genéticas estão mais avançadas nesse país, a mesma está sendo encaminhada pelos profissionais que acompanham para o RIO GRANDE DO SUL conforme relatório médico que se encontra com os pais. A SES irá doar as passagens para São Paulo para paciente e acompanhante e de lá vamos ao Rio Grande do Sul, só DEUS sabe como, devido às condições financeiras, e a depender dos resultados para o Exterior, mas eu como pai não posso deixar de está presente nesse momento que é muito doloroso, para nós e para toda a família que acompanha essa luta diária. Desde já agradeço a todos que contribuir com qualquer valor, e quem quiser poderá está fazendo o depósito na conta da mesma ou do responsável legal".
Se alguém desejar obter alguma informação estamos nesse e-mail e nos telefones abaixo:

E-mail: juliocesaralves_j@hotmail.com

Telefones: (79) 9905-3201, 8827-6892, 8152-2430 e 9145-9644

CPF para TED: 929.764.175-04

"Deus provê, Deus proverá, a sua misericórdia não faltará". 

Contas bancárias

Julianne Thaynara Vieira Alves Ag: 2448 C/p: 4436-2 Banco: CAIXA 
Julio Cesar Alves Ag: 051 C/c: 01015645-8 Banco: BANESE 
Julio Cesar Alves Ag: 5657 – X C/c: 7.631 – 7 Banco do Brasil 
Julio Cesar Alves Ag: 9295 C/c: 30573-5 - Banco Itaú

Atenciosamente,

Júlio César Alves
Cidadão maruinense

8.485 benefícios do Bolsa Família estão suspensos

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 0 comentários

8.485 benefícios do Programa Bolsa Família, em Sergipe, foram suspensos por falta de atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Os beneficiários têm até 29 de fevereiro para ratificar os dados na Secretaria Municipal de Ação Social de Maruim, situada na Rua Barão do Rio Branco, próxima à agência dos Correios. 
A atualização cadastral acontece, anualmente, desde 2009 e o prazo para que o pagamento não fosse suspenso foi no dia 31 de dezembro de 2011. A revisão visa identificar as famílias que completaram dois anos sem atualização ou confirmação em seus cadastros, de acordo com o Decreto 6.135 de 2007. 

O programa 

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, criado pelo Governo Federal, e administrado pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. 
Para ter direito ao benefício, a renda familiar não pode ultrapassar os R$ 140 mensais por pessoa. Os valores dos benefícios variam de R$ 32 a R$ 306. 

Bolsa Família em números 

Em todo o país, 729 mil famílias tiveram o benefício suspenso por falta de atualização. 
Maruim, município distante a 30 Km de Aracaju (SE), possui 2.350 beneficiários ativos no Bolsa Família, de acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal. 
A transferência de renda pelo programa, em Maruim, no ano de 2011 chegou a R$ 2.441.911,00. 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Começaram as inscrições para o concurso dos professores do Estado

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012 0 comentários

Hoje, segunda-feira (06), teve início às inscrições para o concurso público para o provimento de vagas de professores, que farão parte do quadro efetivo do Governo do Estado de Sergipe. 

O concurso organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), oferece 1.700 vagas, sendo 100 para a Educação Especial, com remuneração inicial de R$ 2.326,52 e jornada de 200 horas mensais. A remuneração inicial para professor de Educação Básica será de R$ 1.661,80, para jornada de trabalho de 200 horas mensais, acrescido de gratificação de regência de classe equivalente a 40% do vencimento básico. 
As inscrições prosseguirão até o dia 11 de março de 2012. A taxa de inscrição compreende o valor de R$ 59,00. 
A prova objetiva e a redação estão previstas para o dia 1º de abril do ano corrente. 

Confira o Edital nº 01/2012. Clique aqui!

Faça a sua inscrição. Clique aqui! 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação

Diretoria de Meio Ambiente de Maruim esclarece sobre incineração do lixo domiciliar

sábado, 4 de fevereiro de 2012 3 comentários

Linei Pereira
A Prefeitura Municipal de Maruim, através da Secretaria Municipal de Agricultura Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente vem esclarecer os fatos ligados a incineração do lixo no município. 
A queima de materiais como lixo, vegetais secos, podas plantas e outros é proibido por lei. Podendo render ao infrator multa de R$ 500 a R$ 50 milhões. A Lei de Crimes Ambientais (9.605 de 13 de fevereiro de 1998), em seu artigo 54, diz: causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana (…), causar poluição atmosférica (...) pode gerar pena de reclusão de um a cinco anos. 
A prática de queima do lixo em Maruim é extremamente desnecessária, levando em consideração que temos uma coleta de lixo domiciliar regular realizada três vezes por semana. Além disso, população precisa se conscientizar que queimar lixo é uma prática que não beneficia ninguém. A pessoa que recorre a esse artifício para eliminar o seu lixo está comprometendo o equilíbrio ambiental, a saúde da própria família e a segurança de todos. 
Medidas de conscientização, se tratando da área próxima ao Conjunto Residencial João Paulo II e no próprio Residencial citado, já foram tomadas. Foi feito um trabalho de distribuição de panfletos para uso responsável de água encanada e energia elétrica e melhor administração do lixo domiciliar. Orientando os moradores a gerar menos lixo, a reciclar e reutilizar embalagens. 
O trabalho de conscientização e sensibilização da comunidade é algo que só vemos resultado em longo prazo. Visto que é difícil mudar os hábitos e vícios que as pessoas possuem. A secretária Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente não tem poder de polícia. Mas todas as vezes que vemos estes problemas acontecendo visitamos o local e orientamos o responsável. 
A Política Municipal de Meio Ambiente está em fase de elaboração. A Lei que tem o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental do município, levará a população um maior conhecimento de seus direitos e deveres em relação ao Meio Ambiente e poderá, junto ao órgão responsável, fiscalizar, denunciar e colaborar. Informamos também que o município já possui Conselho Municipal de Meio Ambiente, órgão consultivo de extrema importância para a construção de Políticas Públicas de Meio Ambiente em nossa cidade. 
Estamos à disposição da população para qualquer esclarecimento, reclamação ou orientação no que diz respeito à agressão a natureza e ao desrespeito ao Meio Ambiente. 

Linei Pereira 
Diretora Municipal de Meio Ambiente 
Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente 
Maruim (SE)

Capela inicia hoje as festividades de sua padroeira

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 0 comentários

Começa hoje, quinta-feira (02), à noite, a tradicional festa social de Nossa Senhora da Purificação, padroeira de Capela, município distante a 67 Km de Aracaju (SE). 

Programação 

Dia 02 de fevereiro (quinta-feira) 
Padre João Carlos 
Parangolé 
Galã do Brega 
Grupo Revelação 
Jumento Desembestado 

Dia 03 de fevereiro (sexta-feira) 
Cleones do Arrocha 
Mano Walter 
Forró Maior 
A Favorita 
Calcinha Preta 

Dia 04 de fevereiro (sábado) 
Fase Nova 
Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha 
Saiddy Bamba 
Ivaldo Maceió 
Fogo na Saia 

Texto: Keizer Santos 
Imagem: Divulgação


Queima de lixo provoca mal estar em Maruim

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 0 comentários

Um jovem universitário, que preferiu não ser identificado, procurou o BLOG DO KEIZER para manifestar repúdio sobre a atual situação em que se encontra a atenção ao Meio Ambiente no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju (SE). 
Segundo o estudante, freqüentemente, verifica-se a presença de queimadas no município, especificamente, em uma das vias que dá acesso ao município, próximo ao conjunto residencial João Paulo II, nas proximidades do Colégio Estadual Felipe Tiago Gomes, local de grande concentração de pessoas. 
A queima do lixo produz uma fumaça tóxica, prejudicial à saúde das pessoas, principalmente aquelas que possuem algum tipo de problema respiratório ou pulmonar. Além do lixo, até animais mortos já foram queimados na localidade afirmou o acadêmico. 
Para o universitário, é notória a inércia do Poder Público Municipal em tratar do assunto ou até mesmo resolver este que é um problema grave, que vem causando um mal estar geral e incomodando as muitas famílias que moram próximo a esta localidade. 
Quando a queima ocorre, a fumaça produzida é tão intensa, que chega até a Praça Barão de Maruim, principal praça do município. 
“Em dias de muito calor, é lamentável que o município de Maruim esteja passando por essa situação, e que pessoas sem o mínimo de consciência, estejam contribuindo para o aumento do aquecimento global” ressaltou o jovem. 
O BLOG DO KEIZER não conseguiu entrar em contato com a autoridade municipal citada indiretamente, mas caso queira apresentar justificativa, favor entrar em contato pelo e-mail keizerse@gmail.com

Texto: Keizer Santos 
Imagem: G1